Recife (PE) – A vereadora, Professora Ana Lúcia (Republicanos-PE), destacou, recentemente, a importância da Lei nº 19.376/2025, que institui a “Semana Municipal da Maternidade Atípica” no calendário oficial do Recife. A iniciativa, de autoria da republicana, é realizada anualmente na terceira semana do mês de maio e tem como objetivo fortalecer a conscientização, o acolhimento e a valorização das mães atípicas no município.
A legislação reconhece a importância das mulheres que dedicam suas vidas ao cuidado de filhos que necessitam de atenção específica, como pessoas com deficiência, síndromes, transtornos, doenças raras e outras condições que demandam cuidados contínuos.
Ana Lúcia explica que a Semana Municipal da Maternidade Atípica busca incentivar debates, encontros, rodas de conversa e ações de conscientização sobre os desafios enfrentados diariamente por essas mães e famílias. “Essa iniciativa visa estimular políticas públicas voltadas especialmente para a saúde mental, o apoio familiar, a inclusão e a garantia de direitos”, reforça.
Entre os objetivos da lei também estão o fortalecimento das redes de apoio e o incentivo à participação da sociedade civil em atividades voltadas às mulheres que vivenciam a maternidade atípica, além da importância do envolvimento familiar no cuidado e na proteção, promovendo mais bem-estar e melhores relações familiares.
Para a vereadora republicana, a semana representa um avanço importante no reconhecimento das mães atípicas e na construção de políticas públicas mais humanas e inclusivas. “Mais do que uma data no calendário, é um passo importante para garantir visibilidade, respeito e direitos”, destaca.






