Brasília (DF) – O presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira (SP), saiu em defesa do fortalecimento das medidas de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica. Durante o Fala Brasília, quadro do Balanço Geral da Record Interior SP desta semana, ele chamou atenção para o aumento alarmante dos casos de feminicídio no Brasil e destacou a importância de garantir segurança às vítimas e aos filhos.

Marcos Pereira destacou que o país teve o primeiro trimestre de 2026 mais letal da história quando o assunto é feminicídio. “É como se uma mulher fosse vítima a cada cinco horas no país”, afirmou. O parlamentar também lembrou que muitas mulheres continuam perdendo a vida dentro de casa, vítimas da violência praticada por companheiros e familiares.

Diante desse cenário, o parlamentar ressaltou o Projeto de Lei 1752/2026, de autoria dele, que prevê o afastamento imediato do agressor do lar onde a vítima reside. A proposta quer garantir que a mulher permaneça em sua casa, enquanto o agressor seja retirado do ambiente, inclusive com apoio policial, se necessário. “No caso de violência doméstica, quem tem que sair de casa é o agressor. A mulher não pode ser expulsa do seu próprio lar”, declarou.

O texto pretende ampliar a proteção às mulheres e fortalecer mecanismos de combate à violência doméstica no país. No momento, o projeto aguarda despacho da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados para saber em quais comissões vai tramitar.

Por fim, o presidente do Republicanos também reforçou a importância da denúncia e do acolhimento às vítimas de violência, orientando mulheres em situação de risco a procurarem ajuda por meio da Central de Atendimento à Mulher, no telefone 180.

Para acompanhar o Fala Brasília desta semana, CLIQUE AQUI.

Texto: Agência Republicana de Comunicação (ARCO)
Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputados