Brasília (DF) – O primeiro dia do 2º Encontro Nacional do Mulheres Republicanas, realizado nesta sexta-feira (21), no Complexo Brasil 21, em Brasília, trouxe debates e palestras sobre o papel da mulher na política e na gestão pública. O evento, voltado para vereadoras, vice-prefeitas e prefeitas de diversas regiões, teve como foco o fortalecimento e a capacitação das lideranças republicanas, promovendo a troca de experiências e o compartilhamento de conhecimentos estratégicos para o desenvolvimento de políticas eficazes.
Com o tema “Republicanas no Poder; Liderando o Presente, Construindo o Futuro”, a abertura contou com a participação do presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira, do presidente da Câmara Federal, deputado Hugo Motta (PB), e da senadora Damares Alves (DF), secretária nacional do Mulheres Republicanas.
Marcos Pereira exaltou o expressivo crescimento do número de mulheres eleitas em 2024. O líder nacional destacou o aumento superior a 100%, em comparação a 2020, atribuindo esse avanço ao forte engajamento das secretarias estaduais. “Importante mencionar mais um crescimento em relação a 2020, mais de 100%. O número de mulheres republicanas eleitas ano passado mais que dobrou, muito por conta desse engajamento das secretarias estaduais, das mulheres republicanas aqui presentes”, enfatizou.
A senadora Damares Alves destacou o papel do Republicanos na conquista desse resultado. “Fazemos parte de um partido sério, de um partido que tem metas para o Brasil. Não pertencemos a um partido que quer briga ou confusão, somos de um partido que tem alvo e meta, um partido que investe em seus mandatários e suas mandatárias, um partido que está descobrindo lideranças. Venha para o Republicanos, porque aqui abraçamos e cuidamos das mulheres. Que honra eu tenho de fazer parte do Republicanos”, declarou.
Já Hugo Motta enfatizou que eventos como o Encontro Nacional reforçam a identidade única do Republicanos e o destacam no cenário político. “O Republicanos está à frente dos outros partidos porque encontros como este demonstram a preocupação de não só defender a mulher na política, mas investir em momentos como este para fazer com que cada uma das presentes retorne com a bagagem a mais, com a oportunidade de fazer diferente”, finalizou.
Painéis de debates
Ainda pela manhã, o painel “O Papel da Mulher Conservadora na Reconstrução do Brasil” reuniu a senadora Damares Alves, a ex-ministra Cristiane Britto e integrantes da bancada feminina republicana na Câmara dos Deputados – Ely Santos (SP), Rogéria Santos (BA), Franciane Bayer (RS), Maria Rosas (SP) e Antônia Lúcia – além de outras lideranças como a deputada federal Rosangela Gomes (licenciada e secretária de Assistência Social do Estado do Rio de Janeiro), a ex-deputada federal Aline Gurgel (AP), Fátima Peaes (ex-ministra da Mulher) e Tia Ju, vice-presidente da Assembleia do Rio de Janeiro e presidente da Unale. Durante o debate, as participantes ressaltaram a importância de fortalecer a atuação feminina na política e ampliar as oportunidades de liderança, destacando os valores da família e a responsabilidade social.
A deputada Franciane Bayer enfatizou sua rotina na Câmara e a necessidade de preservar pautas que reforcem os valores republicanos. “Nós, mulheres, mostramos que temos capacidade de debater qualquer assunto porque vivemos isso no dia a dia. Nascemos com esse dom de ter um olhar ampliado. Esse empoderamento está em cada uma de nós. Mulheres, não precisamos ter vergonha de nos assumirmos como conservadoras que preservam o passado e as tradições, mas que têm um olhar avançado para o futuro, onde podemos agregar e fazer muito por nossa sociedade”, afirmou.
Damares Alves destacou as pautas defendidas pelo partido e a importância de leis de proteção às mulheres. “O Republicanos é a casa de todas as mulheres. Queremos ganhar eleição para ajudar o povo brasileiro. Nós queremos resultados e estamos prontas para essa transformação. Se cada mulher, cada vereadora ou prefeita eleita se comprometer com a melhoria de sua cidade, estaremos construindo um Brasil melhor”, concluiu.
Novo portal
Durante o evento, a secretária-geral executiva do Mulheres Republicanas e ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto, apresentou o novo site do Movimento e o “APP Mulheres Republicanas 10”, ferramenta digital criada para capacitar e conectar as lideranças do partido. A iniciativa, voltada para filiadas e mandatárias, oferece conteúdo atualizado, materiais de apoio e funcionalidades para o fortalecimento dos mandatos das republicanas em todo o país. O aplicativo contará com programas de capacitação, filiação simplificada e acesso a recursos como área de membros, comunidades, fóruns de discussão, videoaulas, gamificação, treinamentos, oficinas, desafios com certificação, premiações e muito mais.
Segundo a republicana, o objetivo é conectar cerca de 300 mil mulheres e criar uma comunidade própria, possibilitando capacitações on-line com temas técnicos alinhados às demandas recebidas. “Desconheço qualquer outro partido que tenha lançado uma ferramenta como essa. Essa inovação marca um novo momento para o Mulheres Republicanas, comprovando que o Movimento está na vanguarda, promovendo inclusão digital, gestão inteligente e uma rede de apoio cada vez mais sólida”, destacou Cristiane Britto.
Capacitação
No período da tarde, a programação aprofundou temas estratégicos para a gestão pública. A Oficina “Construindo a Identidade do Seu Município na Saúde Mental e Autocuidado: Criando Cidades Mais Humanas e Acolhedoras”, foi conduzida por Fabrício Oliveira, ex-prefeito de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, que destacou sua experiência em gestão inovadora e os projetos transformadores implementados em sua administração.
O segundo painel, “Enfrentamento à Violência Política contra Mulheres: Mecanismos de Proteção e Denúncia”, foi conduzido pela procuradora Regional da República na 1ª Região e Coordenadora do Grupo de Trabalho de Violência Política de Gênero, Dra. Raquel Branquinho. O debate evidenciou a urgência de medidas eficazes para proteger as mulheres e incentivar a denúncia de abusos no cenário político.
No terceiro painel, “Compliance Anticorrupção e os Direitos das Mulheres na Administração Pública”, o promotor de Justiça do Ceará e especialista em Ciências Jurídico-Políticas, Dr. Igor Pinheiro, discutiu os desafios legais e as melhores práticas para garantir a integridade e os direitos das mulheres na gestão pública.
Ao final do dia, as republicanas se reuniram no simpósio “A Contribuição do Legislativo Federal ao Legislativo e Executivo Municipais, em Políticas Públicas”, realizado no Auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados. O objetivo foi reforçar a importância da articulação entre os diversos níveis de governo para a implementação de políticas transformadoras.
Por Ascom – Mulheres Republicanas Nacional